Desigualdade Social

 

  • "Ilha das flores" (10min - em português).

 

    Apesar deste documentário ter sido feito a 22 anos (1989), a situação nele retratada infelizmente ainda é uma triste realidade, mesmo após o fim da mega-inflação e com o forte avanço econômico vivido pelo nosso país deste então. Durante muito tempo estas questões foram a justificativa para a injustificável discrepância social de nosso País. No entanto, apesar de hoje termos avançado nestas questões, existem em nosso país 10,5 milhões de brasileiros vivendo na miséria (com uma renda de até R$ 39,00), população equivalente ao Estado do Paraná.
  • "À Margem da imagem" (1h13min - em português).
 
    Segundo pesquisa feita pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) só nas ruas de São Paulo existem cerca de 9 mil pessoas em situação de rua. O documentário, além de mostrar o cotidiano dessas pessoas também trata de temas como exclusão social, desemprego, alcoolismo, loucura entre outros.

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome" (Mahatma Gandhi).